quinta-feira, 22 de março de 2007

E no Brasil...

Então foi a globalização que o Brasil adotou que provocou o desemprego que estamos enfrentando hoje?
Não, o termo é que chegou junto, mas a globalização já existia com outro nome, o que provocou o esemprego no Brasil foi primeiro a abertura das importações, junto com um conjunto de fatores, a saber: Globalização, tecnologia, produtividade, desregulamentação, e privatizações, maior competição entre empresas.
1 - o Brasil a partir de 1991 começou a abrir a sua economia. Nossas empresas viveram protegidas durante muitos anos pela chamada proteção a indústria nacional para que ela pudesse se fortificar e desenvolver.
2 - durante décadas 1960 a 90 vivemos sob o regime da reserva de mercado, quando empresas nacionais e multinacionais instaladas aqui ficavam "protegidas", dos produtos importados que sofriam restrições de importação e até mesmo a proibição, e quando era importado o produto recebia uma taxação muito forte.
3 - os preços, neste período, eram aprovados pelo governo através de um departamento chamado "CIP". Funcionava assim. A empresa multinacional ou nacional fazia um pedido de aumento de preços ao governo. Remetia uma série de provas de que os seus custos tinham subido e que não dava mais para sustentar aquele preço. O CIP emitia um telex à empresa autorizando o aumento. Aí as novas tabelas entravam em vigor. Ninguém trabalhava com custos e competição.
4 - os empregos se mantinham porque não havia competição, perdas com entrada de concorrentes no mercado, redução de margens de ganho, etc. Mas era uma economia irreal.
5 - outra situação impar em todo o mundo era que as multinacionais instaladas aqui gozavam de uma proteção devido à loucura da inflação brasileira, onde só trabalhava com lucro quem soubesse administrá-la. Raramente o pessoal da matriz entendia alguma coisa do que os relatórios diziam. As multinacionais sabiam muito bem como lidar com a inflação.



Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo que me lembro foi o Presidente Collor que dentre as poucas coisas boas que fez foi ter "aberto o mercado" para empresas estrangeiras. Epoca de 1991/1992 como ja diz o texto. Porem para mim a globalizacao nao é somente entrada de fabricas estrangeiras no pais mas tambem a facilidade de comunicacao com qualquer parte do mundo em tempo real. Penso que a globalizacao exite gracas a varios fatores que nos aproximam uns dos outros (paises, continentes),..
O aviao... que nos locomove para o outro lado do mundo numa velocidade incrivel, e o que dizer da internet, comunicamo-nos em tempo real. É o mundo o moderno. Bendita globalizacao.